Praia Gold

“Gold" era o nome de código para a praia do centro das cinco áreas de desembarque designadas para a Invasão de Normandia. A praia tinha mais de 5 milhas (8 quilômetros) de largura e incluiu as cidades litorâneas de La Riviere e Le Hamel. No final ocidental da praia estava o pequeno porto de Arromanches, e um pouco mais a oeste estava a cidade de Longues-sur-Mer.

Britânicos desembarcam na praia Gold

As forças alemãs defendendo a praia consistiram em elementos da 716ª Divisão e pelo menos parte do 1º Batalhão da excelente 352ª Divisão em Le Hamel. Muitos dos alemães estavam alojados em casas ao longo da costa, com as maiores concentrações estavam localizadas em Le Hamel e La Rivière. Estas posições eram vulneráveis a fogo de artilharia naval e bombardeio aéreo e poderiam ser ateadas fogo facilmente, mas os alemão contaram com uma capacidade de contra-ataque do Kampfgruppe Meyer, uma unidade mecanizada da 352ª Divisão estacionada perto da cidade de Bayeux. Esta unidade tinha praticado manobras rápidas para conhecer possíveis tentativas de invasão.

Além destas defesas, um precipício íngreme nos arredores de Longues era um posto de observação formidável que dirigiu o fogo de uma bateria de quatro canhões de 155mm que estavam a 1,5 milhas da praia. Tanto o posto de observação quanto as armas eram protegidas por mias de um metro de concreto.

Gold se encontro na área de desembarque no 2º Exército Britânico, sob o comando do Tenente General Miles Dempsey. Foram designados os setores de assalto de Gold como (de oeste para leste) Item, Jig (incluindo seções Verde e Vermelho), e King (também consistindo em duas seções nomeados Verde e Vermelho). O assalto seria feito pela 50º Div. Inf. (Northumbrian) que incluia os regimentos Devonshire, Hampshire, Dorsetshire, e East Yorkshire. A praia era larga bastante para duas brigadas serem desembarcadas lado a lado, de forma que a 231ª Brigada foi nomeada para Le Hamel no setor Jig e a 69ª Brigada para La Rivière no setor King. O 47º Royal Commandos, anexado à 50ª Divisão para o desembarque, foi levado para o setor Item.

Os objetivos da 50ª Divisão eram cortar a rodovia de Caen-Bayeux, tomar o pequeno porto de Arromanches, e se encontrar com os americanos de Omaha Beach a oeste de Porto-en-Bessin, e com os canadenses de Juno Beach a leste. A 50ª Divisão também iria tomar a bateria de Longues por sua retaguarda.

Britânicos na estrada Caien-Bayex

A hora H na Praia Gold foi fixada para as 0725 horas, uma hora depois dos desembarques marcados para as praias americanas devido à direção da maré que os levava de oeste a leste e trouxe e trouxe a maré alta para a praia britânica. Mas o vento na manhã do Dia D veio diretamente do noroeste, fazendo a água subir rapidamente. Os obstáculos que os alemães tinham instalado para danificar e destruir as barcaças de desembarque estavam então debaixo de água, antes que os times de demolição britânicos pudessem chegar a eles. Além disso, o pessoal de demolição estava sob fogo cruzado vindo da praia, de forma que eles falharam em limpar a área dos obstáculos. As barcaças trouxeram os blindados primeiro, que iam limpando as praias enquanto sofriam sérios danos.

Felizmente para os britânicos, não havia nenhum blindado alemão na praia, e a resistência da infantaria era ineficaz. (A maioria dos pontos fortes alemães tinha sido anulado, através de bombardeio pela manhã.) La Rivière resistiu até as 1000 horas, e Le Hamel estava em mãos britânicas antes do meio da tarde. Enquanto isso, o 47º Comando passou ao sul de Arromanches e Longues e foi para oeste, a cerca de uma meia milha de Porto-en-Bessin. As armas de Longues foram postas fora de ação após um duelo furioso com o cruzador HMS Ajax.

Antes da noite de 6 de junho, a 50ª Divisão tinha desembarcado 25,000 homens, penetrado seis milhas no interior, encontrado com os canadenses de Juno Beach na esquerda, e alcançoado as colinas acima de Porto-en-Bessin. Apesar de não ter cortado a rodovia de Caen-Bayeux ou ou se unido com os americanos de Omaha Beach, tiveram um inicio impressionante. Os britânicos sofreram 400 baixas enquanto fixavam sua cabeça de ponte.

Fonte: http://www.clubedosgenerais.org/

_________________________________________________________________

Voltar para: A invasão 

Voltar para: Dia D - Principal

Voltar para: 2ª Guerra Mundial - Principal