Praia Sword

Sword era o nome código da praia na extrema esquerda das cinco áreas de desembarque anfíbio da invasão da Normandia. Tinha 5 milhas, (8-quilômetros) de costa francesa de Lion-sur-Mer a oeste à cidade de Ouistreham, na foz do rio de Orne, ao leste. A área era cheia de casas de férias e estabelecimentos turísticos situados atrás da barreira. Estava também a aproximadamente nove milhas de norte da cidade de Caen. Todas as estradas principais neste setor do campo normando passavam por Caen, e era uma cidade chave aos aliados e aos alemães para finalidades de transporte e manobra.

Os alemães fortificaram a área com as defesas relativamente leves que consistem em obstáculos da praia em posições fortificadas nas dunas de areia. Para a maioria de parte, entretanto, a defesa da praia foi apoiada em artilharia de 75-milímetros da bateria de Merville, situados cerca de 5 milhas ao leste através do estuário do rio de Orne, e em 155-milímetros a 20 milhas a leste em Le Havre. Algumas milhas continente adentro, 88-milímetros davam suporte a ninhos de metralhadoras e morteiros posicionados em dunas e vilas constituindo a primeira linha de defesa dos alemães. Havia também valas antitanque e campo minado e também enormes paredes de concreto obstruindo as ruas das cidades. Elementos da 716ª divisão de infantaria alemã –especialmente os regimentos 736º e 125º -- junto a forças da 21a divisão Panzer estavam na vizinhança, sendo capazes de participar em operações defensivas ou ofensivas. Ao leste, na outra margem do Dives, encontrava-se a 711ª divisão.

A praia Sword estava designada ao 2º exército britânico, sob o comando do tenente General Miles Dempsey. A área foi dividida quatro setores (do oeste ao leste) Oboe, Peter, Queen, e Roger. Às 0725 horas no dia D a invasão desta área iniciou pela 3ª divisão britânica, com os commandos franceses e britânicos unidos. Elementos do regimento South Lancashire assaltaram o setor Peter na direita; o regimento Suffolk centro no setor Queen; e o regimento East Yorkshire o setor Roger na esquerda. O objetivo da 3ª divisão era avançar através da praia Sword e passar por Ouistreham e capturar Caen e um importante aeroporto em Carpiquet. Os comandos de Simon Fraser e Lord Lovat tiveram a missão de empurrar as unidades alemãs para as pontes sobre o canal de Caen e do rio Orne, 3 milhas e meia continente adentro até fazerem contatos com a 6ª Airbone, que havia conquistado as pontes logo após a meia-noite.

As forças foram recebidas com fogo moderado. Houve supressão da artilharia alemã, e às 0800 horas a luta era na maior parte no continente. Às 1300 os comandos tinham conseguido seu objetivo mais importante: tinham feito a conexão com as tropas da 6ª Airbone de John Howard nas pontes sobre os canais de Orne. No flanco direito os Ingleses tinham sido incapazes de ligar com as forças canadenses da praia de Juno, às 1600 horas forças da 21ª divisão Panzer lançou o único contra-ataque importante alemão no dia-D. O 192º regimento de Granadeiros Panzer alcançou a praia às 2000 horas, mas os 98 tanques do 21ª Panzer foram danificados por armas antitanque, por ataque aéreo, e tanques aliados, parando o contra-ataque.

No fim do dia, os Ingleses haviam desembarcados 29.000 homens e tiveram 630 baixas. As baixas alemãs eram maiores; muitos alemães tinham sido feitos prisioneiros. Os comandos haviam se juntados a 6ª Airbone nas pontes, entretanto os objetivos de Caen e o aeroporto de Carpiquet estavam e milhas à frete de seu Front.

Fonte: http://www.clubedosgenerais.org/

_________________________________________________________________

Voltar para: A invasão 

Voltar para: Dia D - Principal

Voltar para: 2ª Guerra Mundial - Principal