Praia Utah

"Utah" era o nome código para a praia na extrema direita das cinco áreas de desembarque da invasão da Normandia. Localizada na costa a leste da base da península de Cotentin, foi um acréscimo tardio às áreas programadas para a invasão. No plano inicial de Overlord não havia desembarque no Cotentin, mas o general Dwight D. Eisenhower , comandante supremo das forças aliadas, quis assegurar a captura precoce do porto de Cherbourg no extremo norte da península.

A área de desembarque tinha aproximadamente três milhas (5 quilômetros) de extensão e estava localizada a noroeste do estuário de Carentan com dunas de areia. Comparado as fortificacões alemãs da praia de Omaha, as defesas em Utah baseadas em posições fixas da infantaria eram escassas, pois as áreas imediatamente atrás da área de desembarque foram inundadas e os alemães poderiam controlar o fluxo de água com fechamentos. Quatro comportas possibilitavam a inundação das planícies e restringiram severamente o movimento no continente, de modo que todo o tráfego da terra foi restringido às rotas estabelecidas, especialmente através das cidades de Carentan e Saint-Mère-Église. As defesas ao longo das saídas consistiram na maior parte de pontos fortificados equipados com as armas automáticas. Após duas milhas continente adentro haviam algumas baterias de artilharia. As forças de defesa consistiram em elementos das 709ª, 243ª, e 91ª divisões de infantaria alemãs.

Os setores designados (do oeste ao leste) eram Tare Green, Uncle Red, e Victor. A invasão foi planejada para os setores Tare Green e Uncle Red, com a comporta número 3 quase no meio da área de desembarque. A hora-H foi programada para as 0630 horas. A praia devia ser assaltada pela 4ª Divisão de Infantaria Americana. O plano era sair da praia e capturar o controle das estradas da costa, ligar-se com as tropas aero-transportadas que haviam pousado cinco horas antes, e preparar-se para atacar Cherboug. O 8º regimento de infantaria devia atacar primeiro; com o suporte de 32 tanques anfíbios especiais na primeira onda, deviam desembarcar no lado oposto a Les-Dunes-de-Varraville, uma área bem fortificada.

O plano de desembarque deu errado desde o início. Fortes correntes desviaram as embarcações de desembarque, e a visibilidade da área diminuiu pela fumaça dos bombardeios anteriores à costa. Mas o principal problema foi a perda de três das quatro embarcações de controle devido às minas. A quarta circulou a área procurando orientar as demais embarcações, usando um megafone para uma comunicação. A força desembarcou 2.000 jardas (1.800 metros) a leste da área designada, no setor Victor menos defendido e quase em frente à comporta número 2.

O comandante assistente de divisão, General de Brigada Theodore Roosevelt Jr. reconheceu rapidamente o erro dizendo sua famosa frase, "nós começaremos a guerra daqui!" ordenando a divisão para avançar. Três horas mais tarde as saídas 1, 2, e 3 tinham sido capturadas, e às 1200 horas o contato tinha sido feito com os pára-quedistas da 101ª divisão aerotransportada em torno da cidade de Pouppeville. Ao fim do dia a 4ª divisão havia entrado aproximadamente quatro milhas no continente, e suas unidades mais a oeste estavam a apenas uma milha do perímetro do 82º perto de Saint-Mère-Église.

Para um assalto que começou confuso, os desembarques da praia de Utah terminaram com um sucesso espetacular, além das mais otimistas expectativas. O erro de 2.000-jardas colocou a força de desembarque fora de uma área pesadamente defendida de Les-Dunes-de-Varaville. Vinte mil tropas e 1.700 veículos desembarcaram em Utah, incrivelmente, com poucas vítimas -- menos de 300 homens.

Os alemães não contra-atacaram o assalto anfíbio graças ao sucesso dos pára-quedistas, que defenderam as estradas que conduziam às proximidades da praia e também à confusão entre os comandantes alemães a respeito do local exato do ataque principal. Os alemães, entretanto, estavam em uma boa posição para contra-atacar na península de Cotentin ao fim do dia-D.

Fonte: http://www.clubedosgenerais.org/

_________________________________________________________________

Voltar para: A invasão 

Voltar para: Dia D - Principal

Voltar para: 2ª Guerra Mundial - Principal